Bem-Vindo, Visitante
Nome de Usuário Senha:
  • Página:
  • 1

TÓPICO: ENSINO MÉDIO 2º ANO

ENSINO MÉDIO 2º ANO 3 anos, 11 mêses atrás #35

1º BIMESTRE

CONTEÚDOS

● Identificação dos domínios morfoclimáticos brasileiros
● O espaço geográfico indígena:
● A expansão territorial no Brasil Colônia e o “arquipélago econômico brasileiro”.
● O desenvolvimento do espaço agrário e urbano-industrial do Brasil.
● A industrialização e a nova redefinição do espaço brasileiro
● A situação industrial no Brasil na atualidade
● Dinâmica regional brasileira

COMPETÊNCIAS

1. Compreender a diferenciação espacial brasileira a partir da formação histórica do seu território.
2. Compreender os fatores que produziram e produzem as transformações técnico-produtivas do espaço brasileiro.

HABILIDADES

1. Compreender a formação do espaço indígena antes da apropriação capitalista como uma expressão de seu universo cultural e de seu processo de territorialização.
2. Compreender a diversidade socioeconômica brasileira como resultado do processo diferenciado de apropriação do território, analisando-o sob a ótica da DIT no período colonial.
3. Explicar a organização espacial brasileira a partir do processo de desenvolvimento desigual e combinado.
4. Explicar o papel do Estado no processo de reestruturação do espaço brasileiro a partir das políticas de integração do território nacional pós – 1950.
5. Analisar as reorganizações efetivadas no espaço geográfico brasileiro decorrentes do processo de industrialização.
6. Explicar o processo de (re) organização do espaço da circulação como resultado das transformações do espaço da produção, relacionando-o a reconfiguração dos espaços regionais e locais.
7. Analisar as políticas energéticas implantadas no Brasil e suas repercussões sócio-espaciais,
relacionando-as à reorganização dos espaços regionais e locais.
8. Analisar a dinâmica interna da população (crescimento, mobilidade e desigualdade sociais) e seu papel no contexto de urbanização-industrialização do espaço brasileiro e na abertura de novas frentes capitalistas de ocupação do território.
9. Explicar as implicações do avanço técnico-científico informacional na atual organização espacial brasileira e suas repercussões sócio-econômicas.
10. Utilizar linguagem cartográfica para obter informações e representar a organização espacial brasileira face à sua inserção regional latino-americana e mundial.
11. Interpretar, analisar e relacionar informações sobre a organização do território

RECURSOS

● Estudo do texto do livro didático.
● Aula expositiva.
● Recursos gráficos (mapas, ilustrações, fotos, legendas, gráficos, transparências, etc.)
● Análise de vídeos.
● Pesquisas: biblioteca, internet, jornais, revistas, etc.
● Leitura de imagens.
● Atividade em sala de aula.
● Atividade para casa.

AVALIAÇÃO

● Atividades diversificadas.
● Simulado objetivo.
● Simulado subjetivo.
● Nota do Projeto.
● Estudo de recuperação.
● Trabalho de recuperação.
● Atividade de recuperação.


2º BIMESTRE

CONTEÚDOS

● A urbanização brasileira
● O sítio e a situação das cidades brasileiras
● Funções e hierarquias urbanas
● Desmetropolização
● Fontes de energia
● A questão ambiental: problemas ambientais rurais e urbanos (parte 1)
● As anomalias climáticas: El Niño e La Niña

COMPETÊNCIAS

- Entender o papel de cada região Geoeconômica (Amazônia, Nordeste, Centro-Sul) na Divisão Territorial do Trabalho e as respectivas organizações espaciais internas.


HABILIDADES

16. Explicar as transformações ocorridas nas regiões geoeconômicas analisando-as sob a ótica da Divisão Territorial do Trabalho.
17. Analisar o processo de apropriação da natureza decorrente da produção econômica de cada região e as repercussões sócio-espaciais causadas pelo modelo de desenvolvimento imposto.
18. Analisar a dinâmica populacional de cada uma das regiões geoeconômicas e suas implicações na organização do espaço rural e urbano.
19. Explicar a organização do espaço rural e urbano bem como o papel dos diversos atores sociais envolvidos nos problemas agrários e urbanos dessas regiões.
20. Analisar o processo de (re) direcionamento do modelo econômico capitalista pós – 1990 e suas repercussões nas configurações espaciais intra e interregionais.
Utilizar linguagem cartográfica para obter informações e representar a organização das regiões geoeconômicas brasileiras.
21. Interpretar, analisar e relacionar informações sobre a organização espacial das regiões geoeconômicas brasileiras, a partir de recursos como imagens, músicas, textos e documentos, dentre outros.
22. Utilizar a linguagem cartográfica para representar e obter informações sobre o espaço urbano mundial.
23. Interpretar, analisar e relacionar informações sobre o espaço urbano mundial a partir e recursos como imagens, músicas, textos e documentos, dentre outros.

RECURSOS

● Estudo do texto do livro didático.
● Aula expositiva.
● Recursos gráficos (mapas, ilustrações, fotos, legendas, gráficos, transparências, etc.)
● Análise de vídeos.
● Pesquisas: biblioteca, internet, jornais, revistas, etc.
● Leitura de imagens.
● Atividade em sala de aula.
● Atividade para casa.


AVALIAÇÃO

● Atividades diversificadas.
● Simulado objetivo.
● Simulado subjetivo.
● Nota do Projeto.
● Estudo de recuperação.
● Trabalho de recuperação.
● Atividade de recuperação.


3º BIMESTRE

● O Brasil em um mundo globalizado
● Brasil: de país agoexportador periférico a urbano industrial
● Crescimento econômico: o Brasil no cenário mundial
● As transformações do Estado brasileiro
● A globalização e o neoliberalismo
● O Brasil e os blocos econômicos
● A globalização e o Brasil na América Latina
● Domínios morfoclimáticos do Brasil
● Degradação ambiental (parte 2)

COMPETÊNCIAS

- Compreender a dimensão de espaço brasileiro e entender que o homem é o grande transformador da natureza e que através de seu trabalho é o grande agente formador do Espaço Geográfico.

HABILIDADES

Compreender que o espaço mundial, em função da industrialização, vem passando por um acelerado processo de inovações tecnológicas que tem sido marcado principalmente pela adoção de novos modos de ritmos de vida, bem como pelo surgimento de uma nova dinâmica ambiental.

RECURSOS

● Estudo do texto do livro didático.
● Aula expositiva.
● Recursos gráficos (mapas, ilustrações, fotos, legendas, gráficos, transparências, etc.)
● Análise de vídeos.
● Pesquisas: biblioteca, internet, jornais, revistas, etc.
● Leitura de imagens.
● Atividade em sala de aula.
●Atividade para casa.


AVALIAÇÃO

● Atividades diversificadas.
● Simulado objetivo.
● Simulado subjetivo.
● Nota do Projeto.
● Estudo de recuperação.
● Trabalho de recuperação.
● Atividade de recuperação.


4º BIMESTRE

CONTEÚDOS
● Demografia: aspectos gerais
● A estrutura da população mundial (pirâmides etárias)
● A população brasileira e sua formação
● A população brasileira: o processo de migração
● A transição demográfica e suas implicações
● A população brasileira e sua estrutura
● A população brasileira: os movimentos migratórios internos
● População brasileira: estudo da pirâmide etária e suas transformações

COMPETÊNCIAS
Compreender a dimensão do espaço brasileiro e entender que o homem é o grande transformador da natureza e que através de seu trabalho é o grande agente formador do Espaço Geográfico.

HABILIDADES

Entender que a apropriação da natureza pelas sociedades contemporâneas tem sido marcada pela geração de impactos ambientais decorrentes do modelo de desenvolvimento e de consumo, da mundialização da economia, da forma de distribuição de riquezas e do padrão tecnológico existentes no mundo atual.

RECURSOS

● Estudo do texto do livro didático.
● Aula expositiva.
● Recursos gráficos (mapas, ilustrações, fotos, legendas, gráficos, transparências, etc.)
● Análise de vídeos.
● Pesquisas: biblioteca, internet, jornais, revistas, etc.
● Leitura de imagens.
● Atividade em sala de aula.
● Atividade para casa.

AVALIAÇÃO

● Atividades diversificadas.
● Simulado objetivo.
● Simulado subjetivo.
● Nota do Projeto.
● Estudo de recuperação.
● Trabalho de recuperação.
● Atividade de recuperação.
Última Edição: 3 anos, 10 mêses atrás Por OTON DE OLIVEIRA.
  • Página:
  • 1
Tempo de criação da página: 0.45 segundos